Pensando nesse desafio, imagine ter todas essas funcionalidades em um lugar só?
Na Rede Wiz agora é realidade!
Essa plataforma poderosa foi desenvolvida em 3 meses com intuito de otimizar os resultados da Rede através do empoderamento da liderança! Para isso, foi necessário muito envolvimento do canal e da Squad. O comprometimento e a empatia com os nossos usuários, colocando-os verdadeiramente no centro, foi crucial para alcançarmos esse resultado. Testamos a nossa solução ao máximo para fazer uma entrega de grande impacto de forma ágil.
No início do projeto recebemos o desafio de pensar em como melhorar a rotina dos gestores através da tecnologia. Essa necessidade era extremamente latente, pois a WizOn foi pensada como uma plataforma de vendas, porém ao longo do tempo ficou nítido que o seu maior potencial estava na gestão de times e vendas. Para esse desafio utilizamos o nosso freamwork de Design que tem como pilares: entender, prototipar e melhorar sempre. Ao longo de todas essas etapas a Squad, os stakeholders e os usuários foram envolvidos o que otimizou de forma representativa nossa entrega.
Durante a etapa de entendimento fizemos uma imersão profunda nos dados históricos que possuíamos sobre nossos usuários, após isso construímos uma Matriz CSD, uma ferramenta que relaciona as certezas, suposições e dúvidas a respeito de um projeto. Além disso, acompanhamos a rotina dos gestores através de shadows, que consiste na observação da rotina sem intervenções e ouvimos as necessidades dos seus liderados.
Para entender e validar o problema central que estávamos nos propondo a resolver, mapeamos e consultamos todos os stakeholders do projeto, analisamos as plataformas que os gestores utilizavam diariamente, fizemos benchmarking com soluções de mercado e consolidamos as nossas personas de negócio de forma profundamente empática, através de uma carta do usuário.
Após isso, fizemos um workshop de ideação e conseguimos levantar as principais funcionalidades que a plataforma precisava ter. Nesse workshop reunimos: usuários, desenvolvedores e os principais stakeholders para pensarem juntos soluções que realmente teriam grande impacto na vida dos usuários.
Concluímos com uma jornada do usuário que considerava: os estágios da jornada; as emoções que os usuários poderiam sentir (considerando o melhor e o pior cenário); as atividades que os usuários precisariam fazer ou interagir na plataforma; os resultados esperados; os pontos críticos; as interações com outras plataformas e as métricas de sucesso que seriam utilizadas para cada estágio da jornada.
Durante a etapa de prototipação construímos um mapa das micro jornadas por funcionalidade, construímos o protótipo a partir de um dos perfis que seriam entregues. Fizemos diversos testes com esse primeiro perfil e construímos os demais, após ter aprendido com os erros do primeiro.
Fizemos mais 20 testes com mais de 15 usuários, além de vários testes internos com o negócio, desenvolvimento e profissionais de dados. A cada leva de teste foi possível levantar os pontos mais críticos da ferramenta, seja de necessidade dos gestores da rede ou por limitações sistêmicas e realizar melhorias de forma rápida.
Ao longo do desenvolvimento foram feitos check-points de duas a três vezes por semana para alinhamento entre o todo time. Além disso, tivemos inúmeros acompanhamentos entre designers e desenvolvedores de back e front-end. Com isso foi possível identificar soluções para problemas de forma muito mais efetiva.
O time maravilhoso que colocou a mão na massa de ponta a ponta nesse projeto é: Marianna Chaves (Product Owner), Debora Santos (Scrum Master), Lara Liz (UX Designer), Marcus Junior (UI Designer), Carlos Ribeiro (Back-end), Gustavo Morais (Back-end), Raul Fernandez (Front-end), Thais Gomes (Front-end), Gabriel Sousa (Front-end), Yuri Cavalcante (BI), Johnney Mota (BI). Além disso, não podemos deixar de falar de todo suporte dos líderes técnicos, apoio do restante da Squad e a priorização estratégica do canal.
Lara Liz. Ux Designer da Squad Rede