28 . 05 . 2021

Wiz se une ao Itaú na venda de consórcios

Parceria dá origem a uma subsidiária da Wiz Parceiros, dedicada à distribuição de consórcios do Itaú em todo território nacional

Modalidade de crédito para aquisição de bens de consumo e serviços considerada de mais fácil acesso por especialistas financeiros, os consórcios superaram as incertezas econômicas causadas pela pandemia de Covid-19 e registraram, em 2020, R$ 163,63 bilhões em negócios realizados, um aumento de 21,5% em relação a 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). O tíquete médio, fechado em R$ 54 mil, também teve alta de 15,6%, e a venda de novas cotas alcançou o recorde de 3,02 milhões. 

No portfólio da Wiz desde 1993, os consórcios vêm acompanhando o reposicionamento, a diversificação e o crescimento da marca na última década. Hoje, os produtos desse segmento são distribuídos em mais de 16 mil pontos de vendas em todo território nacional, junto a outras modalidades de produtos, pela unidade de negócio Wiz Parceiros. Em fevereiro, a gestora de canais de distribuição de produtos financeiros e seguros firmou uma importante parceria com o Itaú Unibanco, por meio da Itaú Administradora de Consórcios, com o objetivo de ampliar a participação de ambas as empresas nesse formato de crédito.

Para o acordo operacional, foi criada uma subsidiária da Wiz Parceiros, dedicada exclusivamente à distribuição dos produtos do Itaú Unibanco por meio de uma rede de parceiros credenciados prospectada e gerida pela Wiz – a meta é ter 5 mil pontos de vendas cadastrados até o fim do ano. Os consórcios Itaú que serão comercializados pela rede de parceiros, são de imóveis, veículos automotores, pesados e motocicletas. 

“O Itaú espera que nos posicionemos como a sua distribuidora de mercado para o segmento de consórcios. Com isso, queremos alçá-lo à primeira colocação do ranking nacional de venda dessa modalidade. Para nós, é a chance de expandir a nossa carteira e saltar de R$ 500 milhões, R$ 600 milhões mensais de vendas de cotas para R$ 1 bilhão, o que nos transformaria na maior operação de consórcios da América Latina”, projeta Rodrigo Salim, diretor executivo da Wiz Parceiros. 

O diretor de Crédito Imobiliário e Consórcios do Itaú Unibanco, Thales Ferreira Silva, confirma a expectativa de que a parceria alavanque ainda mais os resultados da instituição financeira e garanta transparência e qualidade aos seus correntistas. “O banco sempre enxergou o segmento de consórcios como uma importante área de negócios. E, com a pandemia, ele ganhou ainda mais relevância e atratividade. Entendemos que esse é um produto de grande interesse do público e buscamos oferecer cada vez mais oportunidades para os nossos clientes”, conta.

Na prática 

Além da prospecção, a Wiz Parceiros  é responsável por uma série de iniciativas voltadas ao apoio técnico, ao desenvolvimento e ao desempenho dos parceiros que farão a venda de produtos da Itaú Administradora de Consórcios. “Eles não têm simplesmente acesso ao produto Itaú Unibanco. Nós os capacitamos, incentivamos com campanhas de vendas, oferecemos uma equipe de suporte em tempo real e acompanhamos a performance. Fazemos um trabalho de qualificação da venda. Toda a estrutura que temos está à disposição do banco”, detalha o diretor executivo da Wiz Parceiros. 

A implementação da nova subsidiária avança em três frentes. Na primeira, está em curso o credenciamento qualificado dos parceiros que serão integrados à rede e apoiados pela  estrutura de venda. A segunda envolve reuniões semanais dos times operacionais para alinhamentos de questões como tecnologia para venda, material de treinamento, campanha de marketing e estratégias de divulgação. A terceira são os comitês de gestão e encontros com as lideranças para apresentação dos avanços ao longo das semanas e da evolução da integração de plataformas tecnológicas e APIs (Interface de Programação de Aplicações, em inglês).

Thales Ferreira Silva destaca, na união, a importância da sinergia e da troca que vem acontecendo entre as equipes das duas empresas envolvidas e a expectativa de ter um time comercial dedicado, com expertise de mercado. “A parceria agrega uma nova plataforma de distribuição que traz conveniência, com rapidez, simplicidade e segurança, reforçando os nossos valores de centralidade no cliente”, comemora. 

Ele diz que o Banco tem confiança no segmento de consórcios e que a nova rede gerida pela Wiz Parceiros agregará valor ao negócio para acelerar o crescimento almejado pela Itaú Administradora de Consórcios, uma das que mais contemplam no mercado. “O Itaú acredita e aposta neste produto como um meio seguro, acessível e mais barato para que as pessoas realizem seus sonhos.” 

Para isso, o foco nas demandas e na experiência dos clientes é fundamental. “Estamos sempre avaliando novas oportunidades que façam sentido para eles e para o banco, e nossas próximas entregas serão consórcios de serviços e de eletrônicos, além, é claro, de melhorar ainda mais nossas features (inclusões) nos produtos comercializados atualmente”, antecipa o diretor de Crédito Imobiliário e Consórcios do Itaú.

O diretor executivo da Wiz Parceiros detalha que, além do que inicialmente está contemplado na atuação da Wiz Parceiros, o contrato com o Itaú é amplo e possibilita a expansão futura das operações, inclusive a evolução das modalidades das quais o Banco já dispõe e a inclusão de outros produtos financeiros. “Já existe uma boa diversidade com os consórcios imobiliário, de moto e de veículos pesados. Esses dois últimos são novidades para o nosso portfólio. Essa carteira de consórcios de serviços que está nos planos do Itaú também é muito interessante, pois é uma novidade para o mercado”, completa. 

Sem fronteiras

Rodrigo explica que, com parcerias como essa com o Itaú, a unidade de negócio que lidera tem como papéis principais impulsionar a participação do grupo Wiz no mercado e gerar receita. Por isso, a Wiz Parceiros não tem um tamanho de atuação predefinido. “Podemos expandir nossa fronteira o quanto necessário”, diz. A estratégia é posicionar a área como um grande hub de consórcios e um importante impulsionador de crédito no Brasil. “Temos capacidade para nos tornarmos o maior player, buscando os melhores produtos para o segmento”, acredita o executivo.

Com isso, a Wiz Parceiros pretende aumentar a sua participação nos resultados da empresa nos próximos cinco anos. “Temos dois grandes desafios: o aumento da participação no resultado do grupo e levar o conceito da marca Wiz para o Brasil inteiro, numa escala maior e, numa próxima etapa, para a América do Sul. Ou seja: o plano de internacionalizar a Companhia passa por aqui”, explica o diretor executivo. 

Como parte da estratégia para alcançar esses resultados, a área aposta na expansão, na diversificação e no suporte dos parceiros comerciais. “Crescemos mensalmente algo em torno de 1 mil pontos de vendas. Queremos, até o fim do ano, dobrar de tamanho, para 30 mil pontos espalhados pelo Brasil”, estima Rodrigo. O diferencial da unidade de negócio, ressalta ele, é o conjunto de serviços oferecidos à rede, com uma estrutura multifuncional de vendas, suporte, treinamento, tecnologia, marketing e incentivo. 

Além disso, há uma equipe disponível em tempo real por canais digitais e por call center dedicado à rede credenciada. Em 2020, esses canais registraram mais de 28 mil atendimentos, pelo call center, por e-mail e WhatsApp. Todos os representantes comerciais ainda têm acesso ao Portal Parceiros Wiz (PPW), plataforma tecnológica exclusiva da Wiz Parceiros, que possui sistema de simulação e venda de cotas de consórcio, além de possibilitar o gerenciamento da carteira do parceiro, acesso a materiais de marketing, EAD e chat on line com a central de suporte. 

Para Rodrigo, os parceiros buscam três principais condições de venda – produto, remuneração e atendimento –, e a unidade de negócio tem capacidade de oferecê-las integradas, de modo que eles possam escolher o melhor produto para os seus clientes. “Nosso posicionamento de mercado é de oferecer as melhores soluções em produtos de crédito para nossos parceiros e, consequentemente, para o consumidor. A tendência é ter um canal forte e opções que atendam as necessidades do cliente final. Com o nosso modelo de atuação e as estratégias desenhadas para cada produto, temos força para fazer o negócio acontecer”, finaliza.

Portfólio

A Wiz Parceiros oferecerá os seguintes consórcios Itaú:

– Imóveis

– Veículos automotores

– Veículos pesados 

– Motocicletas

“O Banco sempre enxergou o segmento de consórcios como uma importante área de negócios. E, com a pandemia, ele ganhou ainda mais relevância e atratividade. Entendemos que esse é um produto de grande interesse do público e buscamos oferecer cada vez mais oportunidades para os nossos clientes”

Thales Ferreira Silva, diretor de Crédito Imobiliário e Consórcios do Itaú Unibanco

“A Wiz Parceiros tem dois grandes desafios: dobrar a sua participação nos resultados do grupo nos próximos cinco anos e levar a marca Wiz para o Brasil inteiro, numa escala maior e, numa próxima etapa, para a América do Sul. Ou seja: o plano de internacionalizar a companhia passa por aqui”

Rodrigo Salim, diretor executivo da Wiz Parceiros 

R$ 163,63 bilhões foi o volume registrado em vendas de consórcios no Brasil em 2020, alta de 21,5% em relação ao ano anterior.