09 . 03 . 2022

Visibilidade Trans – Uma luta coletiva

Segundo o relatório de 2021 da Transgender Europe (TGEU), o Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais no mundo. Isso mostra como o preconceito, a discriminação e a transfobia prevalecem em nossa sociedade.

Apesar da facilidade do acesso às informações, e da transfobia ser crime no Brasil desde 2019, o relatório informa que no mundo todo 375 pessoas trans foram assassinadas em 2021, e 33% desses assassinatos aconteceram aqui no país.

Sabemos que para mudar essa realidade, temos um longo caminho e, também, precisamos garantir que seja uma luta de todos. Aqui na Wiz, sabemos que, além de garantir a sobrevivência dessas pessoas, é fundamental que elas tenham oportunidade de ingresso ao mercado de trabalho, e, visando esse objetivo, nossa Diretoria de Gente e Cultura firmou uma parceria com a Trans Emprego, a maior plataforma de empregabilidade trans do Brasil. 

Como uma forma de engajar a causa e disseminar as informações para todas as pessoas da empresa, possuímos um comitê de diversidade voltado para a frente LGBTQIA+, contando com a participação de pessoas trans, com intuito de trazê-las para seu local de fala, promovendo voz e visibilidade para a causa. 

Outra forma de levarmos esse conhecimento para Wizzers, foi com nossa Trilha de Diversidade, disponível em nossa Universidade Corporativa, a Wizity, trazendo a temática de identidade de gênero. A trilha foi acessada por mais de mais de 60% de nossos colaboradores.

Sabemos que ainda estamos longe do ideal, mas acreditamos que o primeiro passo para mudar essa realidade, é trazer ações de conscientização, voz e oportunidades para esse grupo minorizado.