02 . 07 . 2021

Tudo o que o concessionário Fiat precisa

Wiz e Abracaf se juntam para impulsionar rentabilização dos canais de vendas de lojas da marca com inteligência de mercado e produtos de seguridade customizados

Uma soma de esforços para multiplicar as possibilidades de negócios. Esse é o objetivo da recente parceria feita entre a Wiz e a Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat (Abracaf), que prevê a distribuição de uma ampla gama de produtos de seguridade e aportes tecnológicos e operacionais aos concessionários Fiat vinculados à entidade. Para os concessionários, o negócio é uma oportunidade de rentabilizar seus canais e, para a Wiz, de ampliar sua atuação em todo o país, em uma rede consolidada e líder de mercado. 

A parceria foi estruturada pela Wiz Conseg – unidade de negócio da Wiz voltada ao segmento auto –, que vai operar em nome da Abraseg, o braço de seguros da associação, e desenvolver uma inteligência comercial e portfólio de produtos customizados com o melhor que o mercado pode oferecer para atender a todos os concessionários, independentemente do tamanho. A ideia é ter soluções diversificadas do segmento de seguros, que vão desde a proteção ao patrimônio e ao negócio do associado, chegando aos colaboradores dele, com opções de seguros de vida em grupo e de saúde. Para os clientes da marca Fiat, estão previstos produtos e serviços que permitam o atendimento total de suas necessidades, como seguro prestamista com garantia de desemprego, garantia estendida e proteção para rodas e pneus. 

“Estamos desenvolvendo produtos que são mais aderentes à Fiat, e daremos todo o suporte necessário para que o concessionário possa fazer a operação de seguros, levando as ferramentas da Wiz Conseg. Ou seja, o trabalho que realizamos é diferenciado, mais estratégico e institucional. O reconhecimento e a confiança de uma das associações mais tradicionais do país, com forte atuação nacional, nos deixa muito satisfeitos”, diz o diretor executivo da unidade de negócio, Alexandre Kalache.

O presidente da Abracaf, José Carlos Dourado, reitera que a parceria vai agregar valor e impulsionar as duas partes. “Com clientes ainda mais satisfeitos, podemos aumentar a rentabilidade dos concessionários, trazer mais recursos tecnológicos para dentro das nossas lojas e, em uma via de mão dupla, ajudar a Wiz a crescer, fortalecer-se e ampliar o conhecimento que tem do mercado. Com isso, todos ganham”, acredita.

A Wiz Conseg dispõe de sólidas estratégias de negócios, penetração no setor de seguros, instrumentos de capacitação e engajamento para a força de vendas com resultados comprovados, processo automatizado e digital de ofertas de produtos, integração com sistema de financiamento de veículos e suporte de pós-venda remoto e qualificado. 

No negócio com a Abracaf, é a responsável por aportar tecnologia, uso de ferramentas de Business Intelligence (inteligência de negócios) e suporte comercial para que os concessionários possam vender e ter a melhor operação de seguro dentro dos seus canais. A proposta é ajudar a rentabilizar o balcão e fazer com que os associados criem uma carteira de seguros com visão e oportunidade de receita de médio e longo prazos.  

Os concessionários também terão à disposição um painel de ferramentas de controle, por meio do qual será possível acompanhar o andamento do negócio de seguros por segmentação de loja, vendedor e gerente. Além disso, a Wiz Conseg realizará um relacionamento com a força de vendas e começará a trabalhar com uma ferramenta de F&I (sigla em inglês para financiamento e seguro) para direcionar a oferta de produtos ao cliente no momento da aquisição do veículo.  

Diferenciais

“Estamos estudando o lançamento de produtos com preços diferenciados e condições especiais. Temos sucessos absolutos de vendas, como a Nova Strada e o Fiat Toro, e certamente esses clientes estarão no centro das nossas atenções, sempre em linha com as estratégias de mercado da Fiat. Também temos novidades para mostrar ao público, neste e no próximo ano, com os novos SUV, e poderemos trabalhar em conjunto com a Wiz em campanhas ligadas a esses modelos. Além disso, a Fiat tem muitos produtos que atendem aos mais variados públicos, e todos estarão no foco das nossas ações”, adianta José Carlos.

A Abracaf assessora a rede de concessionários Fiat em questões administrativas, de comercialização de produtos e serviços, gerenciamento e ações estratégicas de caráter econômico-financeiro e aspectos jurídicos e fiscais. Os concessionários da associação têm 527 pontos de vendas, sendo 220 matrizes e 307 filiais.

“Esperamos ter um grande volume na venda de produtos na Fiat por meio de soluções exclusivas e diferenciadas, além de mostrar ao concessionário o valor e a importância dele estar com a Wiz Conseg, com suas metodologias de venda e com tudo o que foi desenvolvido até agora. E, assim, almejamos que a Abracaf se torne a associação ainda mais relevante por ter a estrutura mais organizada de seguros do mercado automotivo”, explica Kalache.

Strada na liderança

As vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram, em 2020, 1,95 milhão de unidades, o que representa uma queda de 26,6% em relação a 2019, quando foram licenciados 2,66 milhões de unidades. O resultado é efeito especialmente da pandemia de Covid-19.

Mas a Fiat vem em uma curva de ascensão contínua de vendas de veículos desde o fim do ano passado. A montadora encerrou 2020 com a Strada na liderança de compras diretas, entre todos os carros do país, com 67,2 mil unidades. Os dados são da Abracaf.

Nos três primeiros meses do ano, o mercado emplacou 497.264 unidades, uma queda de 6,6% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto a Fiat cresceu 34,5%: foram 102.406 veículos emplacados, o que coloca a Fiat na liderança do mercado.

A Fiat encerrou o trimestre com 20,6% de participação de mercado total. Comparando apenas o primeiro trimestre de cada ano, o emplacamento Fiat de 2021 foi o melhor dos últimos seis  anos.

O principal destaque é a Strada, modelo mais emplacado no ano, com 28.868 unidades. A expectativa da ABRACAF é que a Fiat se consolide na liderança em 2021, com a entrada do novo SUV 363, com a Nova Toro e a Nova Strada com câmbio automático.