21 . 06 . 2019

Tech Day Wiz

Em dezembro de 2018, aconteceu, em São Paulo, o evento Microsoft Ignite Tour no qual a Microsoft reúne algum dos seus especialistas para apresentar ao público novidades e dicas sobre os seus produtos. Para aproveitar esse momento, uma caravana da Wiz formada por alguns dos especialistas das áreas de infraestrutura, DEVOPs, desenvolvimento e banco de dados foram para o evento.

Foram dois dias muito ricos de informações e voltamos com muitas ideias para implantarmos e melhorarmos o ambiente da organização, mas tínhamos certeza de que não estávamos tão distantes de grandes empresas que utilizam as mesmas soluções que nós. Após o evento, o time de Serviços Unificados debatia como poderíamos repassar o conhecimento que havíamos adquirido com o evento para o restante do time da TI que não pode comparecer. Em uma brincadeira, eis que surge o nome Wiz Ignite, que consiste em uma tarde na qual as pessoas contariam com o apoio dos gestores da TI para juntar os DEVs e os DBAs da empresa e compartilhar conhecimento. Com isso, realizaríamos melhorias nos processos desempenhados por cada área.

Devido à correria das demandas, demos uma pausa na ideia até que os gestores das áreas da TI curtiram o que estávamos planejando e levaram a proposta para nossa Diretora de Marketing e Tecnologia, Carla Nabarrete. Ela comprou a ideia e, assim, o nosso pequeno projeto que antes era o Wiz Ignite, se tornou o Tech Day Wiz! \o/ Um evento não só para as pessoas técnicas, mas também para toda a empresa, inclusive as que não têm formação alguma em tecnologia.

Tive a honra de dividir o palco e fazer a abertura do evento com o meu parceiro Sidney Cirqueira e contar com mais de 50 pessoas na plateia (nem todas eram de TI) que tiveram a coragem de levantar em um sábado de manhã para nos ouvir falar de Fundamentos de Cloud e outros palestrantes abordando projetos de tecnologia que usamos para impulsionar os projetos da Wiz.

Gostaria de agradecer, em especial, Renan Queiroz e Thales Sperling que participaram da construção dessa empreitada desde do início. Ao Sidney, que foi meu par na preparação do keynote e em alguns momentos de nervosismo na apresentação. Foi ele quem me ajudou a segurar a onda e me manter firme enquanto falava. Ao Michael Pimentel, Thiago Viana e Alexandre Costa que ultrapassam a obrigação do crachá de serem nossos gestores e nos deram várias dicas para enriquecer a nossa apresentação. Aos gerentes, coordenadores e à Carla que compraram e apostaram nesse projeto e, claro, ao time da Wizity (Equipe da Universidade Corporativa da Wiz).

Pedro Barbosa — Analista de Infraestrutura