02 . 08 . 2022

Superando desafios e apresentando soluções de negócios

Observar tendências de mercado e estar aberto às mudanças é um caminho para superar desafios e trazer assertividade aos negócios


Independente da área e nível de atuação, sempre haverá desafios no local de trabalho que impulsionam a carreira rumo ao crescimento profissional e pessoal. As exigências são cada vez maiores e se destacar no mercado exige não só conhecimento, mas também criatividade nas soluções de problemas.

Dentro do panorama do mercado de crédito, é essencial que os profissionais busquem que seus conhecimentos em relação a assuntos financeiros sejam constantemente expandidos, procurando sempre saber mais sobre tópicos como a importância do crédito para as empresas, por exemplo, bem como os consórcios e linhas de Sistema Financeiro de Habitação (SFH) como opções inteligentes e viáveis contra o déficit habitacional no Brasil, que além da sua utilidade para o planejamento financeiro quando utilizado de forma adequada, torna possível liquidar uma dívida de forma rápida e segura.

Isso porque, mais do que somente agregar no desenvolvimento do profissional atuante no mercado de crédito, ter uma compreensão sempre atualizada sobre esses temas contribuem também para pavimentar um caminho que nos leva adiante na melhora da sociedade como um todo. Uma das maneiras de se contribuir para a sociedade é melhorar a si mesmo, pois sendo a nossa melhor versão podemos contribuir com a família, amigos e ambiente profissional.

Como exemplo, seguindo as tendências de mercado, aqui na Wiz Parceiros optamos pela diversificação, sendo esta não somente focada em produtos, mas também nas pessoas. No início de nossa operação, nosso portfólio era exclusivamente composto por Consórcios, mas a partir de análises dos melhores cenários e do momento econômico, verificamos a necessidade de expansão, e hoje nos posicionamos com um “Hub de créditos”, contando com diversas soluções financeiras que se adequam aos mais variados públicos. E para que isso se tornasse possível, foi necessário construir uma equipe também diversa, com diferentes habilidades, idades e experiências, trazendo maior versatilidade ao nosso negócio, além de segurança na operação graças a esse grupo de especialistas focados na atuação.

É claro que os estudos e experiência na área de atuação são importantes, mas estar aberto a observar o cenário geral é ainda mais relevante para ter insights que auxiliem a elaborar bons planos de negócios a partir de conclusões que visem não somente o sucesso empresarial, afinal, soluções sustentáveis precisam considerar o ambiente e a sociedade como um todo. Portanto, para perceber os desafios de carreira de forma clara, é preciso também contar com o apoio de pessoas que já vivenciaram as situações com as quais podemos nos defrontar. A meu exemplo, um especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC, percebo que os desafios para ter crescimento na carreira ainda são muitos. Muitas vezes a resposta que buscamos não está somente nos estudos, mas na ajuda de outros profissionais que já passaram por desafios semelhantes.

E, falando em desafios, sabemos que cada pessoa vai se deparar com confrontos muito pessoais de acordo com a carreira de escolha e outras particularidades. Contudo, alguns desses contratempos costumam fazer parte da vida de qualquer profissional:
– desafios pessoais, relacionados a como nos comportamos;
– desafios sociais, relacionados às pessoas com quem nos relacionamos e podem cooperar ou não com seus projetos;
– e desafios ambientais, que são as condições inesperadas, acontecimentos e circunstâncias que na maioria das vezes não tem controle.

Seja qual for o desafio a ser superado, é preciso sair da zona de conforto para solucioná-lo, pois ela impede o crescimento intelectual e pessoal, e, dessa forma, impacta diretamente no desenvolvimento profissional. Utilizar a inteligência emocional e a criatividade podem contribuir nesse momento de pressão. Essas são habilidades cada vez mais valorizadas, pois nos dias atuais é necessário saber lidar com as mudanças e ter jogo de cintura e criatividade para vencer os obstáculos.

Outra maneira de lidar com os desafios de carreira pode partir diretamente das empresas: de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Willis Towers Watson (WTW), que analisou mais de 1.600 companhias de 54 países, para 46% , redefinir o gerenciamento de carreira dos funcionários é uma prioridade, enquanto 40% afirmam estudar possíveis mudanças no desenvolvimento de carreira de seus profissionais, baseado na alocação por habilidades. Com essas práticas focadas de maneira mais individual na carreira dos colaboradores, as companhias podem ajudar na superação de desafios.

Em resumo, o pensamento estratégico, o aprimoramento constante e o espírito de liderança são grandes diferenciais no mercado de trabalho. No entanto, existem outras habilidades que são igualmente valorizadas e relevantes na hora de fazer escolhas e superar desafios, tais como: uma boa oratória, flexibilidade, saber se expressar e também buscar ajuda de outras pessoas que já vivenciaram situações semelhantes.

Ter sucesso na vida profissional é desafiador, mas aos poucos é possível conquistar a confiança e estabelecer conexões positivas, que irão auxiliar na construção da sua imagem e fazer com que você seja notado. Para isso, esteja sempre aberto a novas oportunidades, encare os desafios e siga em frente na sua jornada de conhecimento e constante atualização!

Rodrigo Salim, Partner Diretor Executivo da Wiz Parceiros