25 . 02 . 2021

Seguro Clinical Trial é destinado a mitigar riscos em testes clínicos

A venda de um medicamento no Brasil está sujeita a uma série de critérios: aprovação de normas internacionais e nacionais e órgãos reguladores. Uma etapa muito importante no processo de aprovação de uma nova medicação ou tratamento, são os testes clínicos.

Pudemos acompanhar ao longo de 2020 uma corrida para o desenvolvimento da vacina contra a Covid -19, bem como estudos de diversos medicamentos já existentes para uso off label no tratamento da doença.

Para proteger os envolvidos nas pesquisas, estudos e testes, existe o seguro de responsabilidade civil para testes clínicos, ensaios clínicos ou experimentações clínicas de medicamentos, também conhecido como Clinical Trial.

No Brasil, o seguro para testes clínicos não é obrigatório, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só aprova a pesquisa mediante um termo de comprometimento de indenizar o voluntário indicado para os testes em caso de danos.

Neste caso, o seguro trás tranquilidade financeira às pessoas físicas ou jurídicas que estejam envolvidos na execução de um Estudo de Pesquisa, tais como Laboratórios, Patrocinadores, Centros de Pesquisa, Hospitais, CRO’s, Investigadores de Pesquisa, e outros.