09 . 10 . 2019

Projeto SD-WAN — Tecnologia a favor do negócio e do colaborador

Na primeira semana de setembro, o time de Serviços Unificados (SU) ativou uma nova tecnologia de conectividade chamada SD-WAN para escritórios Wiz em Brasília e São Paulo. Essa tecnologia garante que diversos tipos de links como MPLS, Internet, 4G, entre outros, possam ser utilizados nos mesmos equipamentos havendo segregação de link por serviço. Trocando em miúdos, é a garantia de que o escritório não ficará sem conectividade com a Internet.

Além de termos aumentado a capacidade dos links (aumentamos em 5x nossa banda de Internet), temos uma rede totalmente interligada, garantindo que a administração seja mais simples e em casos de incidentes, a redundância atue de forma automatizada.

Esse foi um projeto extremamente crítico e importante para trazer maior disponibilidade, confiabilidade, segurança e flexibilidade para todas as operações Wiz. Foram mais de 4 meses de muito planejamento, testes e negociações que envolveram as maiores operadoras de telecomunicações do país, com o apoio da área Jurídica e de Compliance. Após um criterioso processo de concorrência em busca dos melhores preços e equipamentos, três operadoras foram escolhidas como parceiras para esse novo projeto. Isso foi baseado na adoção de uma nova tecnologia chamada SD-WAN, e novos links de internet fibra, que além de tudo, trazem um potencial de economia de até R$500K/ano para a companhia.

A ideia da área de Serviços Unificados foi trazer o que há de mais moderno em conectividade para a Wiz, mas sempre pensando em economia, afinal, isso é fazer #maiscommenos. Além de entregarmos mais confiabilidade aos serviços de comunicação nos escritórios, proporcionar uma melhor experiência de uso de aplicativos em nuvem como Azure, One Drive, Teams, Spotify entre outros, agora temos uma redução considerável no custo mensal. Também colocamos em todos os escritórios, equipamentos de firewall de última geração, garantindo melhor performance no acesso aos aplicativos citados acima. Resumindo, investimos em links melhores, equipamentos novos, tecnologia de ponta em termos de conectividade e mesmo assim conseguimos economizar em relação à infraestrutura anterior.

Outra questão importante a ser lembrada é a escalabilidade. Como a Wiz está em constante crescimento com as suas unidades de negócio, esse modelo permite a expansão de escritórios, mantendo o padrão de infraestrutura de tecnologia que a equipe de SU já vem desenvolvendo.

Além de tudo isso, ainda contamos com uma ferramenta aprimorada de controle de acesso a conteúdos na Internet. Com isso, o perfil de acesso aos sites é feito de acordo com o usuário, ou seja, as permissões continuam as mesmas em qualquer escritório em que o Wizzer estiver, garantindo continuidade ao trabalho, sem perda de produtividade ou necessidade de abertura de casos. Isso era uma queixa antiga dos nossos colaboradores e a solução foi possível graças aos novos equipamentos adquiridos.

Mas o essencial em todo o projeto foi a forma como a equipe abraçou e abraça a causa. Como a Wiz não é uma empresa de tecnologia, algumas ações demandam muito mais esforço tanto na hora do planejamento quanto na hora da entrega. E esse é o diferencial do time! Temos profissionais comprometidos, focados e que, além de tudo, trabalham sempre em harmonia. Esses são fatores fundamentais para a entrega de resultados com qualidade.

E estamos apenas no começo! Continuamos trabalhando em outras frentes e logo mais teremos outras novidades!

Thiago R Viana — Coordenador de TI (Infraestrutura e Telecom)