11 . 04 . 2022

Prazer, somos o Design Team da Wiz – parte 2: Como organizamos nossos materiais e conteúdos

No artigo anterior, apresentamos o Design Team da Wiz e um pouco de como desenvolvemos o Chapter de Design, não viu? Clique aqui. Agora, queremos compartilhar um pouco sobre como organizamos nossos conteúdos.

Repositórios? Temos!

Aqui, valorizamos a documentação do nosso trabalho. Buscamos sempre incentivar a documentar e estruturar nossas entregas. Dentro das WizSquads, há repositórios que são alimentados pelas pesquisas e testes realizados durante o desenvolvimento do produto.

Para manutenção das orientações técnicas e de boas práticas de Design, temos uma central de conhecimento, o nosso Knowledge Base de Design. É o nosso repositório principal, com ele os designers podem encontrar informações sobre rotinas, documentação, processos, métodos, condução de projetos além de conteúdos personalizados para o cenário dos produtos da Wiz.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Knowledge Base de Design é atualizado de acordo com as necessidades do time e de alinhamentos da organização. É disponibilizado no formato colaborativo, onde qualquer integrante do time pode atualizar, criar uma nova publicação ou complementar.

Também temos o que seria o guia de bolso do designer, o Playbook de Design, que contém de uma forma bem objetiva e resumida os nossos materiais com os links de acesso para uso e consulta usado principalmente no momento inicial da sua jornada aqui na Wiz.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Playbook está dividido em 4 categorias: Ferramentas, Métodos e Processos, Desenvolvimento e Onboarding.

Para apoiar os times na realização de sessões colaborativas, disponibilizamos uma Prateleira de Design que contém diferentes ferramentas e métodos com orientações sobre a execução nos projetos, atendendo etapas como Discovery e Inception.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Já para a padronização de entregáveis mantemos um Repositório de templates onde incluímos as principais ferramentas utilizadas pelo Design Team e com conteúdos de apoio sobre uso e aplicação de cada técnica.

Por último, mas não menos importante… O SYZ, o Design System da Wiz, cuidamos e evoluímos ele e, a cada atualização, vem se tornando mais completo e robusto para atender as necessidades dos produtos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A implementação do SYZ nos produtos Wiz, contribuiu para dar mais uniformidade e padrão visual nos produtos e, ainda otimizou suas implementações para o time de front-end e de design.

Ufa, chegamos ao fim dessa longa apresentação! Nesses dois artigos buscamos apresentar um pouco de como o time de Design atua para colaborar com o desenvolvimento dos produtos e como nos organizamos por aqui. Acima de tudo, inovamos para gerar eficiência e experiências positivas, trabalhamos em time e buscamos sempre a nossa melhor versão. #SomosWiz.

Esse artigo foi escrito de forma colaborativa por: Tassile Sato e Amanda Loss.