30 . 03 . 2022

Prazer, somos o Design Team da Wiz – parte 1: Como desenvolvemos o Chapter de Design na Wiz

Um dos pilares do desenvolvimento de produtos aqui na Wiz é o design de experiência (Temos um artigo sobre isso: veja mais aqui). Desenvolvemos o design como uma das competências do nosso modelo de gestão que chamamos carinhosamente de LECO – Liderança por Entrega e Competência, que consiste em dois nichos de gestão que se complementam.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

gestão por entrega (ou service delivery) que é orientada aos resultados do dia a dia dos negócios das unidades e a gestão por competência que é técnica, estruturante e orientada a metodologias escaláveis visando ganho de eficiência, performance, qualidade e gestão dos ativos digitais do conglomerado. Para trabalharmos as competências desse modelo, temos o time de Advisors que é composto por especialistas de cada disciplina: Agilidade, Design, Arquitetura Back e Front-end, formando os Chapters de cada especialidade e seus integrantes são distribuídos para compor as WizSquads nas Unidades de Negócio. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Cada WizSquad tem um time no Figma para organizar os projetos. Todos os times seguem uma estrutura que facilita a organização e documentação de cada projeto. Gostamos de manter tudo bem organizado e de fácil acesso. Como referência, disponibilizamos um template que orienta a construção da estrutura padrão para cada projeto que o designer inicia.

Como forma de orientar os designers sobre a condução dos projetos usamos o nosso Framework de Design para alinhamento sobre o que é esperado como resultado ao longo do desenvolvimento dos produtos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tá, mas… Como os designers se mantém alinhados?

Começamos no processo de Onboarding. O designer que inicia sua jornada conosco, além do onboarding corporativo, tem o onboarding de design na nossa Universidade Corporativa, a Wizity, que apresenta todos os nossos processos e ferramentas. De forma complementar, fazemos um acompanhamento durante os seus primeiros meses de trabalho para apoiá-lo em suas primeiras entregas.

Além disso, usamos as nossas cerimônias para alinhamento e desenvolvimento. Semanalmente temos o Chapter de Design, que é o nosso principal encontro. Todo o time é estimulado a participar ativamente e compartilhar seus conhecimentos e interesses de desenvolvimento. É no chapter que discutimos, alinhamos e criamos conteúdos sobre diversos temas que melhorem nossa rotina e entregas.

Vale mencionar que a liderança do chapter é compartilhada. Mensalmente, dois integrantes do time são escolhidos para serem anfitriões dos encontros ao longo do mês. A dupla tem como papel, organizar todos os encontros e possui a liberdade para trazer assuntos que consideram relevantes para o time e podem propor diferentes abordagens. Para dar sustentação nos encontros, mantemos uma reunião de apoio técnico com a especialista para alinhamento sobre os temas e dinâmicas.

Como ninguém é ferro, buscamos promover a integração do time, por isso incluímos na última semana do mês o Momento Descompressão que propõe estimular o time a se entrosar mais, de forma mais descontraída, espontânea e menos técnica. A única regra: Não falar de trabalho!

Para manter a harmonia dentro dos nossos encontros, estabelecemos de forma colaborativa os 10 mandamentos do Chapter:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Individualmente cada designer participa regularmente do 1:1 de Design com a especialista da vertical. Esse acompanhamento abrange a condução e orientação técnica dos projetos e o desenvolvimento de cada um de acordo com suas metas e objetivos aproveitando do Perfil de Habilidades individual como base para entender o momento em que cada um está e onde pretende amadurecer profissionalmente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Apesar do chapter ser nossa principal forma de comunicação em time, também fazemos uso dos canais no Teams para envio de recados, dúvidas e atualizações. E, para divulgação do trabalho do Design dentro da Wiz temos a Newsletter de Design que é enviado mensalmente para os integrantes do time de Tecnologia e Diretoria. Nele, nós buscamos divulgar os conteúdos que rolaram no chapter, os trabalhos que são realizados pelos designers nas squads, além de compartilharmos as atualizações dos repositórios e indicações de conteúdos de mercado.

Queremos cada vez mais ter um time integrado, colaborativo e que promove as boas práticas de Design nos projetos em que atua. Entendemos que empatia, colaboração e experimentação são princípios chave para promovermos o valor do Design nos nossos produtos e serviços. Estamos em constante aprendizado e evolução e temos um longo caminho pela frente. Como diria o Buzzlightyear: Ao infinito e além!

Gostou? Estamos preparando a parte 2. No próximo artigo, vamos contar um pouco mais sobre como organizamos nossos materiais e conteúdos de trabalho. Até breve.

Esse artigo foi escrito de forma colaborativa por: Tassile Sato e Amanda Loss