empoderando a liderança

Wizon gestores

Gerenciar equipes de maneira otimizada não é uma tarefa fácil.
São desafios diários para desenvolver times, monitorar indicadores, criar planos de ação para gerar resultados.

Pensando nesse desafio, imagine ter todas essas funcionalidades em um lugar só?
Na Rede Wiz agora é realidade!

Essa plataforma poderosa foi desenvolvida em 3 meses com intuito de otimizar os resultados da Rede através do empoderamento da liderança! Para isso, foi necessário muito envolvimento do canal e da Squad. O comprometimento e a empatia com os nossos usuários, colocando-os verdadeiramente no centro, foi crucial para alcançarmos esse resultado. Testamos a nossa solução ao máximo para fazer uma entrega de grande impacto de forma ágil.

Como chegamos até esse resultado?

No início do projeto recebemos o desafio de pensar em como melhorar a rotina dos gestores através da tecnologia. Essa necessidade era extremamente latente, pois a WizOn foi pensada como uma plataforma de vendas, porém ao longo do tempo ficou nítido que o seu maior potencial estava na gestão de times e vendas. Para esse desafio utilizamos o nosso freamwork de Design que tem como pilares: entender, prototipar e melhorar sempre. Ao longo de todas essas etapas a Squad, os stakeholders e os usuários foram envolvidos o que otimizou de forma representativa nossa entrega.

Entendimento

Durante a etapa de entendimento fizemos uma imersão profunda nos dados históricos que possuíamos sobre nossos usuários, após isso construímos uma Matriz CSD, uma ferramenta que relaciona as certezas, suposições e dúvidas a respeito de um projeto. Além disso, acompanhamos a rotina dos gestores através de shadows, que consiste na observação da rotina sem intervenções e ouvimos as necessidades dos seus liderados.

Para entender e validar o problema central que estávamos nos propondo a resolver, mapeamos e consultamos todos os stakeholders do projeto, analisamos as plataformas que os gestores utilizavam diariamente, fizemos benchmarking com soluções de mercado e consolidamos as nossas personas de negócio de forma profundamente empática, através de uma carta do usuário.

Após isso, fizemos um workshop de ideação e conseguimos levantar as principais funcionalidades que a plataforma precisava ter. Nesse workshop reunimos: usuários, desenvolvedores e os principais stakeholders para pensarem juntos soluções que realmente teriam grande impacto na vida dos usuários.

Concluímos com uma jornada do usuário que considerava: os estágios da jornada; as emoções que os usuários poderiam sentir (considerando o melhor e o pior cenário); as atividades que os usuários precisariam fazer ou interagir na plataforma; os resultados esperados; os pontos críticos; as interações com outras plataformas e as métricas de sucesso que seriam utilizadas para cada estágio da jornada.

Protótipo & desenvolvimento

Durante a etapa de prototipação construímos um mapa das micro jornadas por funcionalidade, construímos o protótipo a partir de um dos perfis que seriam entregues. Fizemos diversos testes com esse primeiro perfil e construímos os demais, após ter aprendido com os erros do primeiro.

Fizemos mais 20 testes com mais de 15 usuários, além de vários testes internos com o negócio, desenvolvimento e profissionais de dados. A cada leva de teste foi possível levantar os pontos mais críticos da ferramenta, seja de necessidade dos gestores da rede ou por limitações sistêmicas e realizar melhorias de forma rápida.

Ao longo do desenvolvimento foram feitos check-points de duas a três vezes por semana para alinhamento entre o todo time. Além disso, tivemos inúmeros acompanhamentos entre designers e desenvolvedores de back e front-end. Com isso foi possível identificar soluções para problemas de forma muito mais efetiva.

Melhorar sempre

O time maravilhoso que colocou a mão na massa de ponta a ponta nesse projeto é: Marianna Chaves (Product Owner), Debora Santos (Scrum Master), Lara Liz (UX Designer), Marcus Junior (UI Designer), Carlos Ribeiro (Back-end), Gustavo Morais (Back-end), Raul Fernandez (Front-end), Thais Gomes (Front-end), Gabriel Sousa (Front-end), Yuri Cavalcante (BI), Johnney Mota (BI). Além disso, não podemos deixar de falar de todo suporte dos líderes técnicos, apoio do restante da Squad e a priorização estratégica do canal.

Lara Liz. Ux Designer da Squad Rede