26 . 04 . 2022

Plataforma alavanca desempenho de times comerciais

Wiz Engagement ganha mercado com solução de engajamento digital voltada para equipes de vendas

Envolver e engajar o time de vendas em direção ao cumprimento de metas e, como resultado, o crescimento do negócio é um dos desafios que está presente no planejamento da maioria das empresas. Sem dúvida, é uma necessidade que está no topo da lista dos executivos. No entanto, nem sempre alcançar os resultados desejados é uma tarefa simples.

Com uma experiência construída desde 2004, a Wiz vem acumulando know-how para colocar no mercado uma solução que atenda aos principais desafios identificados pelos times comerciais. Como engajar as equipes respeitando as individualidades de cada setor de modo a alavancar a performance e manter as pessoas motivadas? Foi a partir de questões como essa que a Wiz viu uma oportunidade de criar a solução digital Wiz Engagement para apoiar clientes no processo de desenvolvimento de campanhas de engajamento, gamificação e ações que visam motivar os colaboradores.

“Ao criar essa solução pensamos em uma forma de engajar os times comerciais das empresas, de modo que a motivação continuasse latente e que também conversasse com a estratégia de negócio, com foco em resultados, mas de maneira leve, como em um jogo, por isso optamos por usar a gamificação”, explica a Diretora de Estratégia, Marketing e Tecnologia da Wiz, Carla Nabarrete.

Carla Nabarrete, diretora de Estratégia, Marketing e Tecnologia da Wiz

A solução disponibiliza campanhas de vendas desenhadas e geridas de acordo com as metas comerciais da empresa que proporcionam premiações para os funcionários. Essas premiações, por sua vez, podem acontecer das mais diversas formas. São 150 lojas incluindo os principais e-commerces do Brasil de variados segmentos (vestuário, cosméticos, viagens, serviços, supermercados), e ainda serviços exclusivos que incluem pagamento de boletos (água, luz, impostos ou a fatura do cartão de crédito), recarga de celular e até transferência para programas de milhagem. Tudo isso se dá de forma simplificada, como um jogo.

Newton Batista, gerente de Estruturação e Performance da Wiz Engagement

O gerente de Estruturação e Performance da Wiz Engagement, Newton Batista, esclarece que “as funcionalidades são pensadas para estimular e engajar esse público ao longo da jornada na campanha ou mesmo no acesso à plataforma”. Permeando tudo isso, a consultoria estratégica faz a análise do número de vendas, do acesso à plataforma, do consumo das premiações e dos resultados gerados para entender se as campanhas estão indo pelo caminho certo, se as premiações estão sendo efetivas, o que pode mudar e o que pode ser melhorado. 

Newton ressalta que é preciso atrelar a todos esses objetivos uma forma de recompensar o time de forma justa, tangível, personalizada e conforme o esforço de cada um. “Assim, o colaborador vai se sentir cada vez mais estimulado, motivado e engajado para continuar nesse ciclo. Consequentemente, a empresa vai ter mais resultados, maior faturamento e alavancagem de vendas”, afirma.

Novos clientes: em expansão

Em setembro de 2020, a Wiz Engagement fechou uma parceria com a SK Mobility, a maior rede de distribuição de acessórios e autopeças do Brasil, e implementou a plataforma SK+. A demanda, nesse caso, focava-se na força de venda da SK Mobility, que realiza a venda de autopeças a oficinas e concessionárias em suas 53 filiais em todo país. “Trata-se do nosso primeiro cliente no segmento automotivo, o que prova que a nossa solução é aplicável e pode ter êxito em todos os mercados”, comenta Newton Batista.

Para essa empreitada, foi criada uma solução personalizada voltada para as características do time comercial da SK. “Para cada cliente, criamos uma identidade visual exclusiva, um nome diferente para a plataforma e moldamos as campanhas de acordo com o perfil dos usuários que vão interagir com a ferramenta”, descreve Newton. A plataforma acumulou mais de 30 campanhas, desde o lançamento, em setembro de 2020, até dezembro de 2021.

Os números são ainda mais expressivos quando falamos do engajamento dos usuários. São 570 cadastrados, sendo que mais de 530 deles já foram premiados por meio das campanhas, acumulando uma média mensal de sete resgates por usuário. No total, foram creditados mais de 1 milhão de reais em pontos. “Antes, eles não tinham uma plataforma como a nossa, trabalhavam offline. Então, trouxemos mais profissionalização, gestão e controle.”

Aos poucos, o conceito inovador está ganhando o mercado. Também desenhada pela Wiz Engagement, a solução BMGcor+ é exclusivamente voltada para a BMG Corretora, que já acumula 250 mil reais em pontos creditados por mês desde a sua primeira campanha em maio de 2021.

Ela é a mais recente na carteira de clientes, na qual é rodada uma única campanha anual voltada para 90 gestores comerciais do Banco BMG. Os pontos são acumulados mensalmente e, assim como na SK+, podem ser trocados por prêmios nos múltiplos parceiros. Newton conta que a campanha tem uma mecânica exclusiva, uma meta específica e, normalmente, o pagamento é realizado de forma diferenciada por cargo e por produto.

Newton considera que o grande diferencial da Wiz Engagement é ser mais do que uma plataforma que viabiliza promoções e campanhas pontuais. “Nossa proposta de valor agregado é fornecer consultoria estratégica, com análise de desempenho e de vendas do time comercial, mostrando, por exemplo, quem teve aumento de rendimento e melhora de faturamento na empresa contratante. É algo único que temos em relação ao que já existe no mercado, uma solução com grande potencial de expansão de negócios”, completa Newton.