30 . 03 . 2021

O navio que parou o mundo

O navio Ever Given, operado pela empresa Taiwanesa Evergreen e pertencente a empresa japonesa Shoei Kisen, encalhou no último dia 23 de março bloqueando assim o Canal de Suez. O incidente traz uma importante reflexão sobre os impactos da segurança e gerenciamentos de riscos na cadeia logística devido a magnitude dos impactos causados por uma falha mecânica da embarcação.

O Ever Given está entre os maiores navios do mundo em operação. Foi construído em 2015 e tem 400 metros de comprimento – equivalente a 4 campos de futebol -, 59 metros de largura e pode transportar até 20 mil containers aproximadamente seis metros cada. Ao encalhar no Suez, um dos principais corredores marítimos mundiais, ligando o oriente ao ocidente para o transporte de mercadorias e matérias-primas, o Ever Given bloqueou totalmente a passagem das demais embarcações, causando impactos de difícil cálculo uma vez que afetam não apenas os seus negócios embarcados, mas uma cadeia muito maior.

Estima-se transitarem pelo canal mais de R$53bi diários nas duas direções. Bloqueá-lo significa gerar longas filas de navios, congestionamentos em terminais portuários, desabastecimento de produtos a áreas importantes chegando a impactar o preço do petróleo, sendo o canal um dos principais corredores de transporte para a indústria de óleo e gás.

Enquanto escavadoras, dragas e rebocadores egípcios trabalham incansavelmente para liberar o trânsito no canal, os setores do comércio marítimo e seguros começam a especular sobre os litígios e as vultuosas indenizações que as empresas envolvidas terão que arcar.

Infelizmente incidentes como esses, em diversas proporções e localidades, ocorrem com frequência e é por isso que a Wiz Corporate aposta numa equipe de profissionais com vivência nos setores que atuam, entendendo, com o olhar de quem já esteve do outro lado da mesa, os desafios e apoiando os clientes a traduzirem os riscos inerente a sua operação em programas de gerenciamento de riscos e seguros abrangentes e bem dimensionados.

Possui preocupação sobre como os seus seguros estão dimensionados hoje? Estamos a total disposição para trabalharmos juntos!