21 . 09 . 2018

Minha trajetória profissional na Wiz como pessoa com deficiência

Meu nome é Herberth Carvalho e Silva, nasci em 1981, em Teresina — PI. Sou graduado em Administração pela AESPI, casado e pai de dois filhos. Aos 13 anos adquiri uma deficiência auditiva em decorrência de uma meningite.

A princípio, isso poderia me desestimular, no entanto, com muita força de vontade superei mais esse desafio e procurei soluções que diminuíssem as barreiras decorrentes dessa pequena deficiência.

No início da minha carreira profissional, quando participava de uma seleção de emprego, eu nunca informava que possuía deficiência, com medo de uma possível rejeição. Meu primeiro emprego foi como assistente de pós-vendas em uma concessionária de veículos, na qual permaneci por 2 anos, mas não me declarei como pessoa com deficiência. Eu escondia minha condição pela dificuldade de oportunidades de trabalho e então participava de igual pra igual com os demais candidatos.

Quando busquei uma melhor oportunidade e crescimento profissional, participei de um processo seletivo em uma empresa do ramo industrial. Ao fazer o processo seletivo, novamente não informei a minha deficiência auditiva e concorri com mais de 60 candidatos, sendo o único aprovado no processo. Porém, quando fiz os exames de admissão, fui reprovado justamente em virtude da deficiência. Naquele momento, tive a maior lição da minha vida: nunca mais esconder a minha deficiência.

A partir disso, em todos os processos seletivos, já na entrevista eu comunicava a deficiência e explicava que a mesma não representaria dificuldades no exercício da minha atividade profissional, pois já tinha capacitação e conseguiria exercer as funções com excelência.

Em 2013, participei do processo seletivo da Wiz para o cargo de Assistente de Vendas (ASVEN). Fiz minha inscrição como pessoa com deficiência e fui para o processo seletivo um pouco desacreditado, pois aquilo era um mundo novo para mim. Não conhecia nada sobre seguros, mas nunca tive medo de desafios e participei do processo seletivo. Fui aprovado e estou na empresa há 5 anos como ASVEN. Tenho muita gratidão à Wiz, pois foi aqui que adquiri conhecimento e obtive várias conquistas. Todos os dias tenho um novo aprendizado e, apesar da minha deficiência, sou muito feliz por tudo o que sou e pelo que já conquistei.

A inclusão de pessoas com deficiência é, ao mesmo tempo, um desafio e uma necessidade muito grande para as empresas. Independente da obrigatoriedade do processo de inclusão, uma série de impactos no ponto de vista social e econômico acontecem para a sociedade.

Trata-se de um caminho para a independência e da construção da autoestima que favorece as pessoas com deficiência, além de citar a sociabilidade que implica o processo. Todos os aspectos incentivam pessoas com deficiência a buscarem uma formação profissional adequada. E esse tipo de inclusão demonstra, ainda, a forma como as empresas podem exercer uma função social importante.

Meu desejo para o futuro em relação à inclusão é que todas as pessoas com deficiência tenham mais oportunidades, como eu tive e tenho nessa grande empresa. E que não tenham medo e que acreditem no seu potencial.

Obrigado, Wiz, por fazer parte da minha vida e da minha história!

Herberth Carvalho — Assistente de Vendas