09 . 07 . 2021

Mais benefícios e flexibilidade aos colaboradores

Plataforma em desenvolvimento pela Wiz prioriza a experiência do usuário e a interface digital inteligente para as áreas de RH

Empoderar os colaboradores é uma missão ambiciosa quando falamos de recursos humanos, e esse é o principal valor que vem guiando o desenvolvimento da ferramenta Wiz Mais. A plataforma digital é uma solução integrada ao portfólio de serviços e produtos já oferecidos pela Wiz Benefícios que deseja trazer mais opções de benefícios por adesão à área de gestão de pessoas. São benefícios ligados a crédito, saúde, bem-estar e seguros. 

Fabiana Bergamin, superintendente de produtos digitais da Wiz, conta que a proposta de ser “Mais” surgiu do objetivo inicial de oferecer mais benefícios. No entanto, ao longo de sua idealização, a equipe envolvida percebeu que, além de mais ofertas, também seria preciso entregar uma plataforma mais flexível e simples, unindo a oferta de benefícios com a gestão descomplicada. 

Para criar uma ferramenta que chegasse a esse resultado, o grupo decidiu procurar respostas na própria fonte e fez uma série de entrevistas com profissionais da área com a finalidade de levantar as principais dificuldades e as possíveis soluções. Fabiana conta que, para além da pressão sofrida por mais benefícios que atendam às necessidades individuais, os especialistas ouvidos mostraram que precisam de inovações capazes de reduzir o esforço para administrar todo esse portfólio de benefícios.  

Proporcionar uma boa experiência de compra e gestão dos benefícios ao colaborador é a grande missão, mas sem deixar de lado as necessidades de simplificação e gestão tão desejadas pelo RH. “Hoje o que vemos no mercado são várias soluções digitais entregues por diferentes empresas, cada uma trazendo um tipo de acesso e funcionalidade, o que dificulta muito a divulgação dos benefícios oferecidos. Fica tudo muito fragmentado e complicado para o RH gerir. O colaborador também fica perdido. Quando ele entra na empresa recebe o kit de boas-vindas contando sobre os benefícios disponíveis, mas quando ele realmente precisa buscar algum serviço diferenciado, como crédito, não sabe onde recorrer. Não se recorda se a empresa oferece ou não essa opção e como solicitar esse tipo de benefício.”, analisa. 

Diante desse cenário, o projeto para construção da Wiz Mais traçou como diferencial o foco na experiência do profissional de RH e do colaborador, tentando tornar a vida dos dois perfis de usuários a mais simples possível. E, a partir daí, a equipe desenvolveu a plataforma guiada pela proposta de unificação, autocompra e autogestão.

Na Wiz Mais, o colaborador poderá navegar intuitivamente, consultar seus benefícios, gerir com facilidade as demandas e identificar as oportunidades oferecidas. A plataforma conta com uma linguagem didática e simples, para favorecer a interação e o engajamento. “Com mais de uma oferta de crédito, o colaborador que precisar de dinheiro emergencial poderá contar com a antecipação de salário, já aquele que precisa de um valor maior de crédito ou mesmo mais prazo para ter fôlego e se manter adimplente, contará com o consignado privado. Ter todas as soluções em um único lugar, apresentadas de maneira simples, facilitará a tomada de decisão de compra”, exemplifica Fabiana. 

Percepção de valor

Com a Wiz Mais, a empresa quer consolidar seu posicionamento frente à modernização dos processos e tornar-se referência no setor. O desenvolvimento da plataforma acompanha a ampliação do modelo de atuação da Wiz Benefícios, que trabalha próxima à gestão de pessoas com um portfólio diversificado de operadoras, seguradoras e parceiros estratégicos. Esse leque de opções soma-se à nova ferramenta que vai permitir uma maior proximidade com os colaboradores das empresas, gerando novas oportunidades de negócio, e aumentar a percepção de valor do usuário. 

Nessa direção, oferecer a Wiz Mais como uma tecnologia integrada aos outros serviços da unidade também atende a uma demanda do mercado. Os custos para investimento em soluções digitais para o setor são em geral apontados como uma das barreiras para a transformação digital do RH. Essa é uma área que, segundo Bergamin, dispõe de pouca verba para esse tipo de ação, e o desafio é justamente aprimorar os processos sem onerar a linha de custos. 

“A adesão à plataforma Wiz Mais acontece em módulos e, como todos os benefícios oferecidos são de livre adesão pelo colaborador, que arca com seus valores, não gera qualquer tipo de custo extra ao RH.”, explica a superintendente. 

Implantação piloto

O desenvolvimento do projeto Wiz Mais, que envolve integrações e negociações com os parceiros previstos, caminha a passos acelerados. Após sua idealização e construção, a equipe finalizou a primeira versão, com implantação programada para maio. 

O sistema será entregue em duas fases. Na primeira, um dos clientes da Wiz Benefícios, receberá o projeto piloto e deverá experimentar as funcionalidades, acompanhado de perto pelos desenvolvedores. No início do segundo semestre, começa a fase de entrega aos colaboradores, que, de uma forma diferente, também farão as primeiras interações com a interface.

5 meses foi o tempo que a equipe envolvida no desenvolvimento da Wiz Mais levou para finalizar a primeira versão

“É um momento importante de aprendizado e validação da percepção de valor”, comenta a diretora executiva da Wiz Benefícios, Francesca Bianco. Ela considera que, com as primeiras implementações, terão um termômetro sobre a adesão dos colaboradores a essa nova ferramenta e quais serão os produtos e parcerias mais solicitados, assim como os próximos que deverão definir qual será o portfólio de ofertas da plataforma. 

Francesca ressalta que a chegada de novos parceiros é priorizada de acordo com as necessidades e desejos mais latentes dos clientes, assim, a ferramenta estará sempre em movimento e melhoria contínua. Da mesma forma, dará liberdade para que cada empresa tenha uma dinâmica própria para escolha e habilitação dos benefícios e soluções disponíveis, permitindo a adaptabilidade de acordo com suas particularidades e relações com seus colaboradores. 

“Queremos ampliar a atuação agregando valor e aprimorando processos, sempre guiados pelos princípios da Wiz Benefícios: simplicidade no uso, multiplicidade de ofertas, centralização das relações e foco no cliente”. Essas são as chaves encontradas pela equipe para permitir um olhar diferenciado para o RH e, a partir daí, torná-lo cada vez mais diverso e relevante para seus colaboradores. 

“A adesão à plataforma Wiz Mais acontece em módulos e, como todos os benefícios oferecidos são de livre adesão pelo colaborador, que arca com seus valores, não gera qualquer tipo de custo extra ao RH.”
Fabiana Bergamin, superintendente de produtos digitais da Wiz