04 . 04 . 2022

Ever Given e Felicity Ace: análise sobre segurança e gerenciamento de riscos no setor

O mundo do comércio exterior observou atento ao desfecho das aventuras marítimas que, só no último ano, envolveram os navios Ever Given, que encalhou no Canal de Suez, no Egito, em março de 2021 – sem prejuízos à carga -,  e Felicity Ace, que pegou fogo e afundou na semana passada, em Açores, na costa de Portugal, causando a perda total de milhares de veículos de luxo.

Em que pese o diferente desfecho de cada um dos navios, um ponto em comum nos chama atenção: os esforços de salvamento na tentativa de resgate de tripulação, navio e cargas a bordo, ações originadas pelo evento chamado Avaria Grossa.

A Avaria Grossa é um instrumento pautado no Direito Marítimo e toma forma após declaração formal do comandante do navio às autoridades em seguro, Club P&I – Armador, Embarcadores (proprietários das cargas), e, por meio destes, aos respectivos seguradores. Com isso, cada parte emitirá garantias ao armador, comprometendo-se à participação em rateio financeiro para o custeio das despesas de resgate e salvamento da tripulação, navio e cargas.

Portanto, em tais circunstâncias, é essencial à saúde financeira dos proprietários de carga em uma viagem marítima contar com uma sólida consultoria especializada em seguro de Transporte, no suporte à pronta emissão de Garantias Formais ao Armador, requeridas tanto ao embarcador como ao seu segurador, ações que farão toda a diferença na liberação de suas cargas em bom estado, ou mesmo, na aceleração de indenização securitária por seus prejuízos incorridos na aventura marítima.

A Wiz Corporate conta com uma equipe de profissionais com vivência nos setores que atuam, entendendo, com o olhar de quem já esteve do outro lado da mesa, os desafios e apoiando os clientes a traduzirem os riscos inerente a sua operação em programas de gerenciamento de riscos e seguros abrangentes e bem dimensionados.

Possui preocupação sobre como os seus seguros estão dimensionados hoje? Entre em contato conosco!

Márcio Botelho, especialista em Seguros Marítimos e Transporte de Cargas da Wiz Corporate