Grandes nomes do futebol, vendas de ingressos, pessoas do mundo inteiro unidas torcendo por suas Seleções. Até então, eu poderia estar falando de 2018, mas não. Estamos em 2019 e essa não é só mais uma Copa, ela representa o empoderamento feminino através do esporte.
É a primeira vez que grandes emissoras transmitirão o evento e que teremos comentaristas mulheres! É a primeira vez que uma Copa feminina vendeu tantos ingressos e que a nossa Seleção não precisou “pegar emprestado” os uniformes do time masculino. E bom, isso é só o começo!
É claro que como mulher, eu tenho muito orgulho desse momento pois sei que é realmente histórico. Mas você provavelmente chegou aqui se perguntando: mas o que empresas tem a ver com isso? Não é só mais um evento esportivo que vai passar na TV? Se me permitir ser muito direta: NÃO!
Nós mulheres fomos excluídas de muitos espaços sociais por vários anos, décadas e até séculos. Não podíamos trabalhar fora de casa nem votar e precisávamos da autorização dos nossos pais ou maridos para viajar. Tudo isso ainda tem reflexos atualmente: pouca representação feminina em cargos de liderança, política e claro, no esporte.
Vocês sabiam que de 1941 a 1979, havia uma legislação brasileira que dizia que: “Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Esta era a alegação para afirmar que mulheres não deviam jogar futebol pois isso era contra “sua natureza”.
Dito isso, posso explicar melhor porque decidimos transmitir os jogos na Wiz: mais de 70% da nossa força de trabalho é feminina, somos uma empresa signatária dos princípios de empoderamento das Mulheres da ONU, temos uma Liga da diversidade e acreditamos na igualdade de gênero como fator de inovação e de bons resultados para as empresas, com tudo isso fica cada vez mais claro que precisamos ser apoiadores desse movimento de todas as formas possíveis.
Por acreditar que a força da nossa Seleção representa a luta de muitas de nossas Wizzers, não só pela representatividade no futebol mas também pelos sacrifícios feitos em prol de algo; pelos questionamentos e ofensas por praticarem algum esporte; por não se acharem boas o suficiente só por ser mulher. Por tudo isso convocamos a Seleção Wiz pra jogar junto!
Vamos lá, começou a Copa delas, que são gigantes pela própria natureza e jogam como garotas!
Ah, não vai esquecer, tem jogo dia 09, 13 e 18/06, viu?
#CopaFemininaNaWiz
Juliana Nunes, Analista de Gente e Gestão.