18 . 07 . 2019

DESAFIO BETA 2019: Challenge Accepted — Wiz B2U

Aqui na Wiz, todos nossos dias são feitos de desafios, mas em junho recebemos um especial: o Desafio Beta, sempre algumas surpresas reservadas. Esse ano ele veio na forma de competição entre as Unidades de Negócio, com o propósito de fazer com que os Wizzers conheçam mais do nosso negócio. Em maio, durante o evento de lançamento do #DB2019, soubemos que a cada mês, de julho a dezembro, viveríamos a experiência de estar dentro das UNs: B2U, Rede, Parceiros, Corporate, BPO e Matriz. Essa experiência acontecerá nas terceiras semanas de cada mês. Recheada de eventos, seria necessária muita dedicação extra para fazer algo que fosse impactante.

Durante o evento de abertura, haveria um sorteio para que uma das Unidades fosse escolhida para abrir a competição. Porém, quebramos o protocolo! Nosso líder interrompeu a apresentação e voluntariou-se para sermos a primeira a encarar o desafio. Mesmo em um mês de muitas demandas e entregas, ele sabia que podia confiar no time e que dali sairia algo grande.

Naquele momento não sabíamos o que nos esperava, mas tínhamos a certeza que seria uma semana cheia: intercâmbio de talentos, postagens em redes sociais, open house da unidade, workshop, e uma trilha específica da Wiz B2U na Wizity — ufa! Não era algo que estava na nossa rotina, e com certeza não poderia ser feito por uma ou duas pessoas apenas, era necessário Makers: pessoas que queriam fazer a diferença, e que quisessem mostrar a cara e o nosso “jeitão” para todo o grupo Wiz.

Com menos de um mês para organizar tudo, os Makers foram essenciais para uma semana bem-sucedida. Logo no dia seguinte do evento de lançamento nos reunimos e colocamos as ideias para ferver, ou como falamos por aqui, brainstorming. A partir daí, trabalhamos bastante e demos o nosso melhor para que tudo fosse um sucesso.

Com uma programação pré-definida, começamos a nos programar para receber os intercambistas e fazer com que eles pudessem sentir na pele, por pelo menos um dia, o que é trabalhar na B2U.

“Se somos uma Unidade de vendas remotas, por que não estimular o espírito vendedor dos intercâmbistas tem dentro de si?”

Intercambistas do Desafio Beta 2019

Por isso, o dia foi cheio de atividades pra eles: participaram de treinamento de vendas e produtos, puderam escutar ligações de vendas dos nossos operadores, foram clientes ocultos e assim deram feedbacks do processo, e por fim, atenderam nossos clientes, com toda excelência que tiveram no aprendizado e sendo supervisionados por nossos operadores treinados.

“Até quem disse que nunca tinha vendido, conseguiu superar seus limites e negociar com nossos clientes.”

Na terça-feira, nossos Makers mostraram como é o dia-a-dia da Wiz B2U nos stories da Wizity. Assim, foi possível explicamos melhor os o que cada uma de nossas áreas fazem. Com esse time, nem um feriado no meio da nossa semana foi um problema! Ajeitamos o calendário, aproveitamos o mês de junho e nosso open house, com a identidade da Wiz B2U, foi uma festa junina para que colaboradores de outras unidades nos conhecessem. Além disso, nosso desejo era que eles se sentissem em casa, por isso, acolhemos cada um da melhor forma! Contamos com uma banda formada por artistas da Unidade, pescaria do seguro, correio elegante com bilhetinhos em “segurês”. O evento foi um sucesso, mais de 150 pessoas de outras unidades dentro da nossa casa em uma linda festa junina!

Depois de uma pausa para respirar, retomamos as atividades na sexta com o lançamento da nossa trilha de conteúdos na Wizity. Com ela, o acesso ao conhecimento para todos que queiram saber mais sobre nosso negócio ficou bem mais fácil. Esse é o grande legado que todas Unidades deixarão: um universo de conhecimento sobre as UNs.

Fechamos a semana Desafio com um workshop sobre a principal competência da Unidade: como melhorar a Experiência do Cliente por meios digitais. Pela manhã, explicamos para os participantes como geramos a satisfação do nosso cliente. De tarde, promovemos um hackathon, com muita produção de ideias pensando em melhorias para nosso negócio. Muitas foram absorvidas e poderão aplicadas na Unidade.

E eu o que eu aprendi, o que eu levo do Desafio Beta?

Confesso que no início fiquei com um frio na barriga muito grande, por ser algo novo, por depender do engajamento de toda uma unidade (que é nova) e, principalmente, por ser a primeira unidade a fazer a primeira semana dar certo. Mas tudo isso foi superado com um altíssimo engajamento do time, dos Makers, daqueles que mesmo ajudando somente nos detalhes foram essenciais para fizéssemos a diferença.

Além dos reconhecimentos de toda a Wiz, dia após dia, mostrando que estávamos no caminho certo, vimos todos conhecerem mais a nossa unidade e ter orgulho. Com certeza o Desafio beta estimulou ainda mais o senso de time. Foram dias puxados pra caramba, mas que valeram muito a pena. Saímos do #DesafioBeta2019, com um mega aprendizado! Vimos que podemos contar com uns aos outros, que em equipe tudo é mais fácil e leve, vimos talentos internos surgirem, dedicação, esforço e muito trabalho duro. Vimos orgulho de todos por trabalharem na Wiz B2U e mais que isso: por trabalharem na Wiz!

Hoje, todos aqui estão na expectativa de verem o que as outras unidades irão preparar e fazer parte de tudo: intercâmbio, open house e workshops. E mais que isso, viver o que o Desafio Beta propõe desde o início, conhecer mais sobre o negócio.

Plínio Magalhães — Coordenador de Recursos Humanos