08 . 06 . 2021

Como fazemos a Gestão de Desempenho na Wiz

Talento – Aptidão incomum que, natural ou desenvolvida, leva alguém a fazer alguma coisa com maestria.

Essa é uma definição rápida de um dicionário qualquer sobre talento. Na Wiz, definimos como talentos as pessoas que promovem nossa cultura, que possuem nossas atitudes e que se destacam por superarem expectativas na entrega de resultados. São as pessoas que se colocam como protagonistas de seu desenvolvimento e buscam voar alto na Wiz.

Como vimos no conceito sobre talento, aptidão de fato pode ser desenvolvida, logo, talento também pode! É nisso que acreditamos. Todos os dias em nossa companhia nos instigamos a olhar para o futuro, falamos frequentemente na Visão Wiz 2025, na qual nos baseamos para construção e cumprimento de nossas metas, a curto e longo prazos, de maneira sustentável. Dessa forma, nos comprometemos a valorizar nosso principal ativo: as pessoas. Valorizar as pessoas que estão “fechadas” com a empresa, que são apaixonadas pela Wiz, e que possuem alta performance. No entanto, para valorizar é preciso medir, e vem o questionamento: é possível medir esses tipos de atitudes? Já adiantamos que sim.

Como fazemos isso?

Gestão de Desempenho é a nossa resposta. Quando nos referimos a ela, o pontapé pode até ser a avaliação de desempenho, mas o que realmente deve ser levado em consideração é o conjunto de ações que envolve todo o desempenho, como, por exemplo: treinamento, capacitação, feedback, PDI’s (Plano de Desenvolvimento Individual), comportamento e cultura. Tudo importa! Desempenho é a soma do “como” um profissional realiza sua entrega, com “o que” de fato ele entrega, ou seja, é a soma do seu comportamento e resultados. Isso resulta em uma cadeia de impacto, em que o desempenho de uma pessoa reflete diretamente no desempenho do time, que, consequentemente, influencia no desempenho de sua Unidade e, que, por fim, impacta no desempenho da Wiz.

Com uma cultura cada vez mais baseada em dados, nossa Gestão de Desempenho é capaz de coletar esses dados, definir métricas e analisar o cenário, orientando para a tomada das melhores decisões. Medir e melhorar desempenho são tarefas que andam juntas, é o que nos faz ser BETA, sempre em busca da nossa melhor versão.

Ser data driven nos possibilita ter acesso rápido a um mapa de pessoas da companhia, pelo qual somos capazes de analisar:

  • Quais Wizzers são talentos, sucessores ou sucessoras;
  • Quais os impactos e riscos de saída de cada profissional;
  • Qual é o direcionamento que cada Wizzer pode seguir.

Informações como essas nos auxiliam em todas as tomadas de decisões da companhia. Transformar a forma como tomamos decisões não é uma tarefa fácil, mas com o embasamento em dados, sabemos que estamos no caminho mais assertivo para planejar a estratégia de pessoas da companhia e, consequentemente, impulsionar o alcance de nossos objetivos.

Durante o ciclo de desempenho, buscamos criar uma atmosfera voltada à alta performance por meio de processos, como a avaliação de desempenho, que fomentamos a aplicação de critérios similares a todos os colaboradores e colaboradoras da companhia. Nossas lideranças são preparadas (de modo a conscientizá-las cada vez mais sobre a importância de seu papel no processo) para fazerem uma avaliação crítica e coerente. Em paralelo ao processo realizado pela liderança, incentivamos que todo nosso time também se autoavalie, afinal, cada Wizzer é responsável pelo seu próprio desempenho.

Por fim, estimulamos feedbacks transparentes e precisos entre líderes e times, de forma que a conversa seja uma troca, a fim de traçar planos de desenvolvimento para que consigam atingir suas próprias metas e estejam cada vez mais aptos a alcançar os objetivos da companhia. Nosso compromisso vai além de desenvolver talentos e sucessores da Wiz, queremos que o time da companhia voe alto com a gente.

A Gestão de Desempenho é uma das nossas respostas ao nosso propósito: estimular o desenvolvimento das pessoas para uma sociedade cada vez melhor.

Realize, aprenda, melhore, mas tente!

Plínio Magalhães – Coordenador de Gente e Gestão