16 . 11 . 2021

Bmg Corretora de Seguros impulsiona resultados após parceria com a Wiz

Com reestruturação e refinamento da estratégia de negócios, a arrecadação em prêmios se amplia em quase 80% em relação ao mesmo período de 2020

Ampliar o portfólio de produtos com inovação, aumentar a presença digital, gerar eficiências comerciais, operacionais e financeiras e desenvolver novas oportunidades de rentabilização da carteira de clientes. Focada nesses objetivos, a Wiz firmou acordo, em agosto de 2020, para a compra de 40% da corretora de seguros do Bmg. Pouco mais de um ano após o início da parceria, a Bmg Corretora de Seguros apresenta resultados expressivos. Houve evolução da receita no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior, criação de novas áreas de atuação e modernização da estrutura organizacional. E, para isso, a inteligência de negócios da Wiz foi fundamental.

“A Wiz é uma empresa com diversas áreas de atuação, e nos deu instrumentos para agregar o maior valor possível à parceria, aportando competências que foram muito importantes. É uma combinação de um time forte, focado e experiente em seguros, que já vinha construindo a Bmg Cor, com métodos, ferramentas e disciplina de operação da Wiz, que nos deixa muito eficientes”, afirmou Renato Terzi, CEO da Bmg Corretora de Seguros.

Assim que o acordo foi assinado, a Wiz e o Bmg iniciaram a implementação do que denominaram Plano de 100 Dias, um projeto de integração entre as empresas para acelerar o crescimento. O Bmg já contava com uma carteira expressiva, rentável e em expansão, mas o principal desafio, naquele momento, era transformar a característica do portfólio de produtos, diminuindo a dependência daqueles focados em crédito, e passando a ter como objetivo, também, produtos com receita recorrente.

“A implementação do Plano de 100 dias foi essencial para integrarmos as operações da Wiz e da Bmg Corretora de Seguros e começarmos a pavimentar este que já é um case de sucesso do setor. O bom desempenho obtido até o momento, certamente, trará impactos nos resultados do Banco e serão essenciais para avançarmos na expansão da nossa atuação em um segmento extremamente promissor, porém ainda carente de soluções capazes de atender a todos os brasileiros”, afirma Ana Karina Bortoni Dias, CEO do Banco Bmg.

Essa união de experiências, transformação da estratégia de negócios e execução com método resultou em ganhos de performance e resultados sólidos. Em 2021, a empresa encerrou o primeiro semestre com arrecadação em prêmios de 248 milhões de reais, enquanto, em 2020, no mesmo período, o prêmio emitido foi de 142 milhões de reais. “Tivemos crescimento de quase 80% em nossa arrecadação em prêmios em um ano. Além disso, com produtos de prêmio recorrente, já temos 200 milhões de reais contratados para 2022, o que representa parte relevante da meta para o próximo ano”, analisa Renato Terzi.

Para a sequência deste ano, a perspectiva é de que a Wiz e a Bmg Corretora de Seguros finalizem as demais implementações previstas no Plano de 100 Dias. O conceito “figital”, que integra as soluções físicas e digitais por meio de uma experiência omnichannel, modelo desenvolvido e sedimentado pelo Bmg, segue como um dos pilares da empresa, mas agora com novas ferramentas, como a Wiz Engagement, plataforma que proporciona uma estrutura completa para engajamento e promoção de vendas.

“É necessário ter assertividade ao desenvolver uma solução para o cliente. Reestruturamos a equipe de produtos, com um time que oferece soluções de acordo com o perfil de cada cliente. Colocamos ofertas no forte canal digital do Bmg e, com isso, temos conseguido bons resultados. A Wiz ajudou muito com a segmentação de canais. No cenário atual, com grande acesso a tecnologias disruptivas, o que faz a diferença é como você usa a tecnologia. É preciso atitude, conhecimento do cliente e fazer as escolhas certas. E a Wiz tem aportado muito conhecimento neste sentido”, completa o CEO da Bmg Corretora de Seguros.

Open Insurance: desafios e oportunidades

Além do planejamento para o restante do ano, a Bmg Corretora de Seguros deve ter um importante desafio ainda em 2021: o início da implementação do Open Insurance no Brasil. Lançado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) no início do ano e com previsão para iniciar em dezembro, o modelo tem como foco um conjunto de regras e procedimentos para o desenvolvimento de um mercado aberto de seguros. E, em sua primeira etapa de execução, contemplará o compartilhamento de dados públicos das seguradoras referentes aos produtos e canais de atendimento. “O Open Insurance, mais do que trazer a abertura de dados em convergência com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), oferece a possibilidade de ofertarmos produtos mais customizados ao cliente”, diz Renato Terzi. Com essa nova regra, quem conhece bem o seu público, tem a possibilidade de trabalhar com melhores soluções. “Isso possibilita uma oportunidade muito grande de ser mais assertivo com o cliente, e a Wiz tem um grande conhecimento para oferecer o melhor produto de acordo com cada perfil”, completa o executivo.

É necessário ter assertividade ao desenvolver uma solução para o cliente. Reestruturamos a equipe de produtos, com um time que oferece soluções de acordo com o perfil de cada cliente. Colocamos soluções no forte canal digital do Bmg e, com isso, temos conseguido bons resultados. A Wiz ajudou muito com a segmentação de canais. No cenário atual, o que faz a diferença é como você usa a tecnologia

(Renato Terzi, CEO da Bmg Corretora de Seguros)