18 . 11 . 2021

AgroEasy: facilidade para conectar soluções financeiras e de seguros ao produtor rural

Plataforma de soluções desenvolvida pelo Wiz Labs facilita o acesso ao crédito rural e ao seguro agrícola

O mercado agro no Brasil cresce exponencialmente a cada ano. Em 2020, de acordo com dados

da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o setor saltou 24% e já responde por um quarto do PIB nacional, que soma R$ 7,4 trilhões. Na esteira desse desenvolvimento, está a procura

por crédito rural. Números do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mostram que foram contratados R$ 271,5 bilhões durante a safra 2020/2021, um resultado 27% maior em

comparação com o período anterior.

Por outro lado, existe um número considerável de produtores rurais que não têm acesso a nenhuma linha de crédito. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as instituições financeiras não

conseguem chegar até esse público em virtude de sua capilaridade. Para fazer essa ponte entre aqueles que, por alguma razão, não dispõem de crédito rural e as instituições financeiras, o Wiz Labs, hub de inovação do conglomerado Wiz, em parceria com as empresas aceleradas, desenvolveram a AgroEasy, uma plataforma que oferece um conjunto de soluções tecnológicas

com o objetivo de facilitar a distribuição de crédito a produtores rurais nos cantos mais remotos do país, além de digitalizar o processo manual e tornar rastreáveis todas as propostas.

Com a solução também é possível acompanhar os momentos cruciais da solicitação de crédito, verificar se os documentos estão em conformidade e apoiar em todas as etapas o trabalho

dos responsáveis técnicos. A conexão entre produtor rural e instituições financeiras é mediada por uma rede diversa que inclui agrônomos, revenda, barters e corretores, por meio da plataforma da AgroEasy.

Produtos para o agronegócio estão no portfólio da Wiz BPO, unidade de negócio full service em seguros e crédito, desde o início de 2020 e mais de 15 mil clientes estão protegidos. Já são R$ 4 bilhões em riscos cobertos. “Pensamos as soluções com base em experiências muito empíricas, que são vivenciadas no dia a dia, porque vamos muito a campo conversar com o produtor”,

explica Afonso Oliveira, superintendente de Operações da Wiz BPO, um dos idealizadores da solução em conjunto com o Wiz Labs.

Além da concessão de crédito rural, o agrônomo que aderir à plataforma AgroEasy tem a vantagem de dispor do seguro agrícola. Dessa maneira, em caso de eventos naturais não esperados, como seca e geada, o seguro garante que tanto o produtor quanto as instituições financeiras estejam cobertos em caso de sinistros. De acordo com levantamento baseado em dados cruzados do Banco Central do Brasil (BACEN) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep), apenas 16% desse tipo de crédito é concedido com uma garantia do seguro.

Experiência transformadora

A plataforma atua em três diferentes frentes, que foram desenvolvidas por meio de parcerias: Sales Solutions, Credit Solutions e Risk Solutions (leia mais no box). Esses três grandes blocos atuam em conjunto a fim de transformar a experiência com crédito e seguro agrícola, deixando-a mais descomplicada aos agrônomos, produtores rurais, bancos e seguradoras.

O Wiz Labs fica encarregado de encontrar as soluções digitais ideais para a plataforma. “Nosso objetivo é ver o que pode ser construído com know–how e expertise da casa. Estamos sempre procurando as melhores tecnologias no mercado”, explica a diretora de Soluções Digitais, Clarissa Schmidt, destacando a necessidade de estar de olho nas tendências para buscar parcerias

conectadas com a solução.

“A AgroEasy é uma plataforma para facilitar, dar maior capilaridade e mais opções para o agrônomo e o produtor rural”, diz Leandro Leite, diretor executivo da Wiz BPO. A unidade é especialista na esteira de crédito e traz esse conhecimento para a plataforma. O modelo de atuação da Wiz BPO, que entrega uma solução completa, inclui treinamentos dos agrônomos, monitoria de qualidade, revisão e otimização de processos. “Disponibilizamos uma solução com a qual é possível acessar por um aplicativo todas as demandas. A partir do nosso trabalho de gestão, oferecemos

capacitação contínua, que vai desde treinamento técnico e comportamental até cultural do nosso modelo de atendimento”, destaca Leandro.