05 . 05 . 2022

Acelera Ela – O programa voltado às mulheres na Wiz

A participação de mulheres no mercado de trabalho é inferior quando comparada a dos homens. Segundo pesquisa divulgada pela FGV, em 2021, o índice de mulheres desempregadas era de 16,45%, o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres. Considerando esse contexto e com o objetivo de incentivar o desenvolvimento das mulheres na Wiz, foi criado o programa Acelera Ela.

O programa é realizado desde 2019, anualmente, sempre com o foco na aceleração de carreiras de nossas Wizzers. Em 2022, o formato foi de rodas de conversas, com duração de aproximadamente 1h, com o objetivo de criar espaços de fala e trocas de experiências para impulsionar a carreira das mulheres.

No total, foram realizados cinco encontros, dos quais quatro eram exclusivos para mulheres. Contamos com Wizzers para guiar as conversas, apresentar suas perspectivas sobre os temas e fomentar o debate durante o momento.

Os temas abordados foram: diversidade no universo feminino, com foco na representatividade e equidade dentro do próprio universo feminino, trazendo a questão da interseccionalidade; sororidade no mercado de trabalho, abordando o que é sororidade, como aplicá-la no dia a dia e os prejuízos que a rivalidade feminina traz às mulheres; os múltiplos papéis da figura feminina e o autocuidado, debatendo como pode ser combatido o rótulo de que as mulheres precisam dar conta de tudo e como podem melhorar o uso do tempo para praticar o autocuidado feminino; como ser protagonista da sua carreira, com foco no planejamento de carreira para as mulheres, para que seja possível conquistar suas metas de vida sem a interferência de julgamentos e impactos relacionados ao gênero.

O encontro aberto para todos os Wizzers abordou o tema: equidade é um dever de todos, focando em como envolver os homens nessa luta que é de todos, debatendo e falando sobre a responsabilidade masculina, para que esses participem e exercitem seus papéis de transformação nessa pauta.

Ao final de cada um dos encontros, o time de Gente e Cultura realizou o sorteio de um box da “Biblioteca Essencial do Feminismo”, com livros de autoras que abordam o feminismo, como: A mística feminina (Betty Friedan), O mito da beleza (Naomi Wolf), O feminismo é para todo mundo (Bell Hooks) e Feminismo em comum (Marcia Tiburi). O Acelera Ela, este ano, teve a participação média de 204 Wizzers mulheres por encontro.